Oi pessoal, aqui é o Vico de novo e hoje venho falar sobre o
tão aguardado pré-release de Journey into Nyx! Com o spoiler completo (que você
pode conferir aqui), começam a surgir palpites e dúvidas sobre quais cartas
podem fazer estrago, qual a melhor cor, etc. Por isso, o MTG Factory vem trazer
uma análise bem legal pra ajudar todo mundo escolher do que jogar nesse final
de semana.
Primeiro, é bom salientar que analisaremos única e
exclusivamente a nova edição. Com as 3 edições do bloco presentes nesse pré-release,
é muito difícil prever tudo que pode acontecer. Na análise também daremos
prioridades para comuns e incomuns. Para se entender a consistência de cada
cor, não se pode dar tanta importância às raras, uma vez que cada uma tem sua
quantidade X de bombas. Independente de qual cor seja a pior, se você abrir 4
bombas gigantes daquela cor, você provavelmente vai usá-la, mas isso são casos
atípicos.
Faremos uma análise de cada cor e também tentaremos
colocá-las em um ranking conforme nossa opinião. Também listaremos as Promos,
por ordem de pior para melhor. Então, sem mais delongas, vamos começar!
Quando eu olhei o spoiler completo por cima pela primeira
vez, eu gostei bastante do preto. Achei que a quantidade razoável de
removals e playables tinha potencial para torná-lo a melhor cor da edição. Até
eu olhar de novo para o branco. Ele possui uma mistura muito interessante de
criaturas boas, voadoras, removals e até um certo exagero na keyword “Golpe
Duplo”. Algumas cartas que chamam a atenção:
Tappers costumam aparecer como grandes estrelas em
pré-releases e talvez esse seja o formato perfeito pra um deles. Em situações
onde o seu oponente foca a sua estratégia em usar seus bestows e tricks em uma
única criatura e transformá-la num megazord, o cachorro tem potencial para
frustrar planos. Seu custo pode ser um ponto negativo para ele, numa curva onde
as melhores criaturas são jogadas, normalmente, mas talvez seja um preço barato
a se pagar dependendo do panorama. Outra desvantagem é o fato de que ele não
encaixa muito bem em decks mais agressivos, mas os pré-releases tendem a ter
ambientes mais lentos, portanto deve-se ficar de olho nele.
A criatura não-heroica perfeita para carregar bestows. Seu
poder inicial pode não ser assustador, mas qualquer coisa anexada à ele pode
transformá-lo em um monstro que vai precisar de uma resposta imediata do
oponente. Já pensou ele seguido de um Heliod's Emissary? É uma criatura a ser
temida, porém seu alto custo e seu corpo frágil são seus pontos fracos, ele
acaba por ser uma criatura dependente de outras ferramentas para deixá-la mais
forte, mas, uma vez que ele fica, vira uma máquina difícil de ser detida.
Removals
O branco veio com uma grande quantidade interessante de
removals. Banishing Light, o novo oblivion ring, é extremamente forte por lidar
com várias permamentes que incomodam, como o bestow mais forte de uma criatura
do oponente, ao invés da criatura propriamente dita. Opressive Rays e Armament
of Nyx podem ser respostas eficazes para criaturas combatentes que representem
alguma ameaça. O problema de todos eles é o fato de serem encantamentos e a
própria edição ter formas variadas de lidar com eles, então é preciso ter
cuidado. Fora isso Reprisal é um Vanquish the Foul mais barato que pode vir a ser
útil e Quarry Colossus dá um Griptide melhorado. Sua desvantagem é o custo, mas
talvez em um pré-release ele possa fazer estrago.
Rezar para
abrir: Godsend e Dictate of Heliod
Promo
Dawnbriger Charioteers é, na nossa opinião a melhor
dentre as 5 promos. Branco por si só já possui uma quantidade boa de enablers
de heroic para apoiá-la e seu efeito compensa e muito o seu custo. Lifelink já
se provou ser relevante no formato e, somado ao Flying ajudará a vencer muitas
corridas.
Posição no ranking – 1°: Branco aparece como a melhor cor,
tendo tudo que o jogador pode querer: Criaturas eficientes, removals, tricks e
a melhor promo de todas. Caso não seja o suficiente, é uma cor que costuma
encaixar bem com qualquer outra, portanto merece o lugar mais alto no pódio.
A princípio uma cor relativamente fraca, mas que com as
cartas certas pode acabar fazendo estrago. O azul veio com algumas cartas
unplayable, mas veio com um suporte “aéreo” interessante, portanto é preciso
ter cuidado.
Corpo muito bom para o seu custo. Olhando um pouco para fora
da edição, ela tem potencial para fazer estrago junto com cartas como StratusWalk e Raised by Wolves. Ela pode também combinar com cartas como Banishing
Light ou outro removal encantamento, te possibilitando trocá-lo para uma outra
criatura mais poderosa do oponente. Ela também funciona bem voltando uma
criatura bestow que foi jogada pelo seu custo normal turnos antes, para
transformá-la em uma aura útil no late game. Claro que o uso dela é recomendado
em um deck que faça uso de vários encantamentos, portanto isso é uma
desvantagem para ela.
Criatura interessante para decks do tipo tempo. Um deck
heroic que jogue uma criatura no turno 3, Triton Cavalry no turno 4 e, a partir
daí, começar a usar seus bestows e seus tricks nele, pode ganhar corridas
rapidamente, voltando os bestows ou até mesmo as criaturas do jogador defensor
para sua mão. Vale lembrar que sua habilidade é útil caso ele bloqueie ou seja
bloqueado por alguma outra criatura, tendo grandes probabilidades de vencer as
guerras de tricks no combate por poder voltar uma aura do oponente e ficar
maior que a outra criatura. Seu corpo relativamente fraco e o fato de seu heroic
não fazê-lo crescer são suas desvantagens.
Agora sim. Essa carta é simplesmente fenomenal. Voyage’s End
já era uma carta muito forte no formato Theros-Born, e Hubris vem pra fazer o
mesmo que ela, só que muito melhor. Em muitas situações, voltar uma criatura
junto com 1 ou 2 bestows para a mão do cara vai selar o jogo. O selado do bloco
de Theros é muito equilibrado e mana intensive, a cada turno você precisa jogar
uma carta forte e isso utiliza o máximo da sua base de mana, portanto há muitas
situações em que você faz uma criatura no turno 3 e cresce ela no turno 4 e 5.
A essa altura, encaixar um Hubris é tudo que você quer, atrasando o jogo do
oponente em 2 ou mais turnos por um custo muito baixo, sem sombra de dúvidas
uma das melhores comuns da edição.
Rezar para abrir: Hypnotic Siren e Daring Thief.
Promo
Scourge of the Fleets não está entre as melhores
promos disponíveis. Seu efeito é relativamente bom, mas muito restritivo. O que
acontece em muitos pré-releases é o jogador escolher uma cor e acabar não
abrindo uma pool muito forte com cartas dessa cor. De opção, o jogador pode
aproveitar a promo e algumas cartas chave dela para utilizá-la como uma cor
secundária ou até mesmo um splash, mas Scourge of the Fleets não possibilita
isso, ainda exige que você utilize muitas ilhas pro seu efeito ser bom, além de
ter um custo muito alto. Na nossa opinião, a 4ª colocada no ranking das promos.
Posição no ranking – 3º: Azul está exatamente no meio do
ranking e está bem 8 ou 80. Sua promo não é das melhores, mas possui uma das
melhores comuns da edição. Possui várias cartas poderosas, mas um número
razoável de unplayables. Isso tudo complica a avaliação do azul e está
claramente abaixo das outras duas cores mais fortes da edição. (Na nossa
opinião :) )
Como eu já falei, à primeira vista me pareceu a melhor cor da
edição, mas ficou por pouco atrás do branco. Ele ainda possui uma grande
variedade de playables e veio com vários spot removals, coisa que todos sabem
que faltava nesse bloco. A cor ainda possui várias criaturas consistentes.
É comum ouvir por aí players falando que o bloco é “tempo
oriented”. A corrida é muito importante no formato e nessa edição tivemos
várias cartas que podem inclinar a corrida a seu favor e essa é uma delas. Uma
criatura comum muito forte, heroic e que possui nela mesma uma habilidade pra
fazer você passar à frente no jogo. Uma das melhores comuns do preto e da
edição.
“Ah, mas esse bicho só é bom num deck de minotauros.” Não é
bem assim. 3 manas, 2/3 deathtouch já é algo bem bom nesse formato, ter uma
criatura como um removal em potencial é uma vantagem bem grande no campo de
batalha, e ainda há o bônus de poder dar deathtouch pra um eventual minotauro
que você esteja utilizando, como um Deathbellow Raider. O estrago pode ser
grande.
Removals
O preto veio carregado de removals, quase todos condicionais
é claro, mas vários eficientes e que preenchem a lacuna deixada nas edições
anteriores de spot removals de qualidade. Feast of Dreams quase sempre terá
alguma utilidade e possui um custo benefício muito interessante, Nightmarish
End parece difícil de avaliar, mas é muito bom no early/mid game, uma vez que é
difícil montar um deck com várias criaturas leves nesse formato, então ele se resume
a quase sempre uma spell por turno, o que resulta em pelo menos 3
ou 4 cartas na mão lá pelo 5º turno e um Lash of the Whip mais barato é sempre
bem vindo. Spiteful Blow é mais um hard removal no estilo de Sip of Hemlock,
com a possibilidade de destruir aquele terreno assustador encantado com Nylea’sPresence.
Rezar para
abrir: King Macar, the Gold Cursed e Silence the Believers.
Promo
Doomwake Giant é uma carta consistente. Tem um corpo
muito bom para o seu custo e pode acabar dando um removal ou dois durante o
jogo dependendo do deck, então ele pode vir a ser sensacional. Mesmo que ele
não destrua nenhuma criatura, ele pode tornar cada combate mais favorável para
você, portanto ele merece atenção. É uma carta boa e que pode vir a ser muito
boa, portanto ela é a 3ª colocada no nosso ranking de promos.
Posição no ranking – 2°: Preto veio muito forte e só não
está em primeiro lugar nessa lista porque o branco veio mais forte ainda. A
quantidade de removals é o seu ponto forte, muitas cartas poderosas e uma promo
boa. Sem dúvida uma escolha consistente.
Pobre vermelho. A cor mais injustiçada do magic (mimimi) não
teve sua sina melhorada em Journey into Nyx. Ela traz uma mistura de criaturas,
removals e tricks, mas parece que falta alguma coisa em cada um desses tipos de
cards. Algumas criaturas deixam a desejar, alguns removals são ineficientes e
unplayables e alguns tricks poderiam ser melhores. Ainda assim, seguem algumas
cartas que chamam a atenção.
Essa é uma criatura bastante agressiva e que pode selar
partidas em poucos turnos. Se o oponente não controlar nenhum artefato ou
criatura vermelha e você contar com 2 tricks ou bestows na sua mão, é bem
provável que você vá ganhar o jogo. É o tipo de criatura frágil, mas que a
curto prazo pode fazer um estrago sem precedentes.
Criaturas com monstrosity costumam sempre ser boas adições a
decks mais midrange e essa é uma boa criatura desse gênero. Ela é bastante
consistente, possui um corpo bem bom e um efeito que pode causar bastante
estrago. Depois do monstrosity ela não vira a maior criatura do mundo, mas ela
vai ser sempre útil a decks que utilizem bichos mais, digamos... encorpados.
Essa é uma carta bem interessante, lembra a promo preta com
o detalhe de poder dar o ping em um jogador também. Possui um ataque
interessante e, seguida de 1 ou 2 bestows, ela pode se tornar uma bela dor de
cabeça para o oponente.
Rezar para
abrir: Harness by Force e Prophetic Flamespeaker
Promo
Ah, Spawn of Thraxes... difícil escolher entre você e
a promo azul para ocupar o último lugar do nosso ranking de promos. Ter que
usar um número mais alto de montanhas é pior do que ter que usar um número
maior de ilhas, basicamente, visto que vermelho é uma cor que está pior
posicionada que azul. Em um deck predominantemente azul, vejo a promo azul
fazendo mais estrago do que a vermelha em um deck predominantemente vermelho,
portanto o Spawn of Thraxes fica em 5º no nosso ranking de promos.
Posição no ranking – 5º: Vermelho foi uma cor que sempre
batalhou para sair do último lugar no bloco inteiro. A verdade é que Born of
the Gods ajudou a melhorar o panorama dele, mas com a chega de Journey into
Nyx, ele acaba voltando para o último lugar pela falta de playables.
Nas outras edições do bloco, verde acabou se destacando por
ser uma cor bem deep, com várias playables e cartas versáteis que entravam em
vários arquétipos de decks diferentes. Em Journey into Nyx, o verde continuou
fazendo o que sempre fez: criaturas fortes, ramps e pumps, porém agora de forma
não tão destacada das outras cores. Apesar disso, verde ainda é uma cor
consistente e que precisa ser respeitada.
Uma criatura grande, forte, com um efeito que, quando bem
utilizado, pode fazer grandes estragos. Dependendo da mesa, ele pode se tornar
um removal por turno, praticamente zerando as chances do seu oponente se reerguer.
Ótima carta.
Por 5 manas você ganha uma criatura com um corpo considerável
e que ainda pode te dar um draw, parece uma pechincha não é? O número de florestas
influencia apenas no número de cartas que você olhará do topo e não interfere
no custo da criatura que você pode ficar, portanto isso é uma ótima notícia
para decks de duas ou mais cores. Mesmo o verde dividindo a atenção com outras
cores no deck, ainda é bem viável fazê-lo e olhar 3 do topo em busca de uma
criatura.
Essa é uma criatura consistente e facilmente splashável. Seu
corpo é grande e seu efeito é satisfatório, não é nenhuma bomba, mas é o tipo
de carta que você com certeza preferia ter na sua pool que muitas outras comuns
e/ou incomuns.
Rezar para abrir: Hydra Broodmaster e Setessan Tactics.
Promo
A segunda melhor promo. Heroe’s Bane é realmente uma
bomba, o tipo de carta que é difícil imaginar o que um deck verde preferiria
fazer no lugar na curva 5. Sua habilidade coloca counters, então depois de
desvirar com ela, o oponente provavelmente só conseguirá matá-la com um hard
removal.
Posição no ranking – 4º: Parece um lugar ruim, mas o verde
é, na realidade, uma cor boa, o fato é que existem 3 cores que estão melhor que
ele. Ele sofre com a sua velha sina de possuir várias criaturas grandes, porém
com várias unplayables dentre elas. Entretanto, sua colocação não é motivo para
subestimá-lo, qualquer deck bem montado com ele pode sim ser campeão do
pré-release, portanto não exclua a possibilidade de jogar com ele.
Então relembrando, o ranking das promos ficou assim:
5º - Vermelho
4º - Azul
3º - Preto
2º - Verde
1º - Branco
E as cores ficaram ranqueadas da seguinte forma:
5º - Vermelho
4º - Verde
3º - Azul
2º - Preto
1º - Branco
Lembrando que esse é um artigo de opinião, pode ser que
esteja absolutamente tudo errado, afinal o formato é um dos selados mais equilibrados
que já vimos, portanto é um trabalho ingrato tentar prever qualquer coisa, mas
essa é a nossa impressão Então, ficam aí as nossas dicas para o pré-release
de Journey into Nyx, não deixe de jogar e nos diga como você se saiu! As dicas
foram úteis? As cores se saíram do jeito que imaginávamos? Somos todos idiotas
e erramos tudo? Ficaremos felizes em saber! (:
Então é isso pessoal, espero que tenham gostado e que esse
guia sirva de alguma coisa e ajude alguns de vocês a escolherem uma cor para
jogar e a ganhar o pré-release.
-Vico
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