Cadastre-se no nosso Newsletter!

Enter your email address:

quarta-feira, 9 de julho de 2014

[ENTREVISTA] Carlos Alexandre dos Santos Esteves - Batutinha conta sua experiência no GP São Paulo 2014!



Então pessoal, sejam bem-vindos ao blog mais uma vez. E hoje nós continuamos com um formato de postagem que mostrou ser um sucesso e agradou a grande maioria dos leitores. Trata-se de mais uma entrevista.

Com esse tipo de material objetivamos poder conhecer melhor jogadores brasileiros que não necessariamente estão no Holofote, mas que fazem muito pelo jogo e pela comunidade, além é claro, de apresentarem resultados verdadeiramente expressivos, players que objetivam sempre melhorar.

Hoje nós temos como entrevistado o maior grinder do Brasil, mundialmente conhecido pelo Nick de _Batutinha_ no Magic online e campeão do GP São Paulo 2014, o grande (ou não tão grande assim :P) Carlos “Batutinha” Alexandre.

MTG Factory: Pra começar, conte pra galera um pouco sobre você!

Batutinha: Eu me chamo Carlos Alexandre dos Santos Esteves, tenho 25 anos, moro no Estado de Rio de Janeiro, sou grinder no Magic Online e faço dele minha profissão.

MTG Factory: Como foi o processo de escolha dos seus companheiros pro GP São Paulo 2014 (Team Sealed)?

Batutinha: O que aconteceu é que como o Rastaf trabalha na Let’s Collect e eu indiretamente também, fazendo artigos, vídeos e publicações, eu queria jogar com um time da loja, então desde que o GP foi anunciado eu tinha falado com o Rastaf e ele topou fazer trio comigo. Cogitamos jogar com o Boloiro (Leonardo Labruna), mas o mesmo disse que não iria poder jogar o GP porque ele teria que trabalhar, e até antes mesmo de cogitarmos o Boloiro, o Rastaf tinha dito que queria chamar o Jabaiano para jogar conosco, já que o cara é experiente, e joga muito. Algum tempo depois de o Jaba ter aceitado, ficamos sabendo que ele tinha sido convocado para jogar com o Edel e o PV.

Então partimos para falar com o Enzo Real para que jogasse conosco, porque além de ser um grande amigo, joga muito bem, mas como o Enzo disse que o Mateus Martins fazia questão de jogar com ele e eu já tinha fechado com o Rastaf e não deixaria de jogar com ele, deixamos o Enzo de lado e aí começamos a pensar em bons players que poderiam fazer parte do nosso trio. Em um determinado momento, eu falei pro Rastaf que queria chamar o Túlio, pois o cara sempre foi gente boa, joga muito bem, e tinha feito excelentes resultados em 2013. Logo, nós decidimos falar com ele e ele pediu se não me engano algum tempo para me dar uma resposta.

Mal sabia eu que ele já tinha um trio, mas que poderia ser cortado a qualquer momento, caso o Vagner Cassati confirmasse que fosse jogar o GP. Depois de um tempinho, eu coloquei uma pressão nele para saber, se ele ia poder jogar com a gente ou não e ao ficar sabendo que o Cassati confirmou que ia jogar com o Eltinho e o Robson, ele confirmou que jogaria comigo e com o Rastaf.

MTG Factory: Como vocês se prepararam para o GP? Que métodos utilizavam pra treinar?

Batutinha: Nós infelizmente não pudemos ter uma preparação presencial, afinal, somos de 3 cidades diferentes. Rastaf de São Paulo, Eu do Rio de Janeiro e Tulio de Cuiaba, então treinamos selados normais para nos habituarmos com as cartas, e saber com exatidão quais eram as playable e as unplayable, coisa que nos ajudaria muito na montagem dos decks. Eu cheguei a mandar print screen de 3 pools de selados para começar a trabalhar a mente e para que cada um tentasse montar 3 decks com aquelas 3 pools, como se fosse no GP mesmo, mas parece que a ideia não foi muito bem aceita, afinal, era bem trabalhosa.

MTG Factory: Vocês tinham definido tentar montar algum arquétipo específico?

Batutinha: Então, na verdade nós conhecíamos alguns arquétipos do selado normal, e com isso sabíamos as cores bases, mas pra ser sincero, eu queria muito jogar de UG, eu gosto muito do UG nesse formato, e ele é um dos melhores arquétipos.

MTG Factory: Que processo utilizaram pra montagem dos decks? Passado o GP, acredita que foi a sua melhor escolha e que montaram os decks certos?

Batutinha: Então, o principal é não se atolar no tempo, afinal, o tempo parece que é suficiente, mas se não tiver uma organização, você se perde nas cartas e acaba se atolando no tempo. Em relação aos decks, nós separamos as playable de cada cor e as multicoloridas, pegamos as cores bases e abrimos e víamos qual era a segunda cor que poderia dar suporte e era mais sinérgico. Por vezes em selados eu já presenciei decks que não tinham carta cara e eram muito bons pois eram sinérgicos, é claro que alguns deles ganham com uma única carta rara, mas nós procuramos deixar os decks com sintonia.

MTG Factory: Quais fatores acha que são mais importantes num campeonato de times?

Batutinha: Com certeza é a união e confiança. Se você não tiver esses quesitos com seus companheiros, nem adianta jogar. É impossível imaginar como algum trio pode ir bem, se os jogadores não estão unidos, e se você não tem confiança quando mesmo depois de conversarem sobre tal jogada seu companheiro bate no peito e falar, vou fazer isso e pronto.

MTG Factory: Você gostou do selado de Theros em geral? E do selado de times?

Batutinha: Esse bloco, diferentemente dos outros, me agradava, e eu sentia que poderíamos ir bem e que eu poderia contribuir muito pra isso, antes mesmo de lançar Journey into Nyx eu já gostava do formato, tanto que fiz Top4 em um MOCS Sealed. O
selado de trios no entrando, era algo novo pra mim, mas é claro que você jogar ao lado de amigos que jogam bem e tem o mesmo objetivo que você, é muito prazeroso.

MTG Factory: Quanto tempo você gasta por semana com o MOL? A mudança nos campeonatos por la teve um impacto significativo em seus treinos?

Batutinha: Isso é bem difícil de responder, uma vez que eu vivo do Magic Online, eu fico muitas e muitas horas jogando todos os dias, mas se é pra chutar acredito que 105 semanais. A mudança não teve muito impacto, eu continuei jogando e treinando da mesma maneira.

MTG Factory: Quais são seus planos para o Magic agora que você deu um passo tão importante na sua carreira e venceu um GP?

Batutinha: O principal agora é focar no magic, já que eu já estava planejando deixar ele de lado para poder me dedicar ao Poker Online, agora com a vaga para o Pro Tour M15 desejo ir bem nesse Pro Tour a ponto de me classificar para o próximo Pro Tour, que é em Honolulu, e podem ter certeza que colocarei todas as minhas forças para conseguir isso. Tenho intuito também de levar o magic competitivo a mais jogadores, muitos que vão a PTQ's só porque é um torneio grande com uma boa premiação, eu quero formar jogadores que vão para ganhar, que não vão lá apenas por disputar uma premiação grande em booster, pois assim, poderemos quem sabe um dia sonhar com alguma liga do tipo que a Starcity faz, e além disso, se você aumenta o nivel dos jogadores, temos muito mais chance de aparecer novos Pv, Willy e Jabaianos por aí.

MTG Factory: Tem algo a mais que gostaria de dizer para os leitores, antes de finalizarmos?

Batutinha: Eu só tenho é que agradecer a todos que torceram por nós no GP. Tenho certeza que toda a energia positiva que nos mandaram fez muita diferença e a cada parabéns que eu recebi ao estar no Top4 me motivou mais ainda para não apenas fazer top4, e sim ganhar, e foi o que aconteceu. Obrigado também todos aqueles que me acompanham tanto nas redes sociais como no Blog da Let's Collect e sempre estão aptos a me ajudar sempre que necessário. É isso aí, um abraço a todos e continuem torcendo por mim no Pro Tour, afinal,

"A fé na vitória tem que ser inabalável" .

E assim terminamos a entrevista com o famoso Batutinha, figura importantíssima do cenário nacional de Magic! Gostaríamos de agradecer pelo seu tempo nos respondendo e por ser um player tão gente boa quanto você é, com certeza um dos pilares da comunidade de Magic no Brasil. Mais uma vez parabéns pelo GP! Tanto pra você quanto para o restante do seu time, Rastaf e Tulio. Fizeram bonito e tenho certeza que vão conseguir excelentes resultados no Pro Tour. E assim finalizamos. Até a próxima, galera! Por favor, se gostaram, curtam a postagem, comentem, nos deixe saber o que vocês acham desse tipo de material para que possamos estar sempre indo atrás de cada vez mais informações!

-Bruno


Nenhum comentário:

Postar um comentário