Cadastre-se no nosso Newsletter!

Enter your email address:

sexta-feira, 11 de abril de 2014

A Speculative Fiction - Analisando os spoilers de Journey into Nyx!


E aí pessoal, hoje eu estou aqui pra fazer um resumão do spoiler de Journey into Nyx até agora (11/04), vou falar um pouco sobre as novas mecânicas da edição, cartas que chamaram a atenção, traps, etc. Então você, que tá com muita preguiça pra acompanhar pela página do MTG Factory ou pra abrir o Mythic Spoiler, fecha o Xvideos um pouco e presta atenção, vem comigo:

Obs: Esse artigo se baseia em opiniões, não fique chateado, nem xingue ):


Novas mecânicas



Temos duas novas mecânicas em JOU, Strive e Constellation. A primeira é um custo adicional para cada alvo a mais que você quiser dar para a sua mágica. No limited, as cartas com essa habilidade acabam sendo bastante úteis pela sua flexibilidade, podendo tanto ser apenas mais um trick ou enabler de heroic do seu deck quanto um blowout no final do jogo. Isso torna o formato mais skill intensive, deixando mais difícil jogar ao redor de tudo, afinal agora existem tricks que valem por 2 (ou mais), portanto é preciso ter muito mais cuidado com cada decisão de combate. 

A segunda, Constellation, é uma habilidade que trigga toda vez que a carta ou outro encantamento entrarem em campo. No limited, é difícil avaliá-la direito, é o tipo de habilidade que vai depender um pouco da sua pool. Obviamente, ela exige que seu deck tenha uma quantidade maior de encantamentos, exceto em alguns casos onde a carta sozinha já é boa. 

As duas são habilidades que, provavelmente, não verão muito jogo no T2, pelo menos por enquanto não tivemos nenhuma carta excepcional com alguma dessas habilidades, pode ser que ainda saia alguma carta forte que valha a pena utilizar, mas até lá, o futuro dessas duas habilidades no Constructed parece bem sombrio.

Cartas reveladas com as duas habilidades até agora:




Strive


Constellation



Promos



E o pré-release de Journey into Nyx vai ser, prepare-se.......... exatamente igual aos de Theros e Born of the Gods! (: 

Como não poderia deixar de ser, temos uma promo pra cada cor. A princípio, a branca parece ser melhor que as outras pela consistência. No branco, quase sempre teremos enablers de heroic, em conjunto com outras criaturas boas para dar suporte a ela, além de ser uma cor que encaixa bem com todas as outras.  Fora isso, a verde e a preta parecem boas também, mas a azul e a vermelha não convenceram.

Já que estamos falando de ciclos, vamos falar de um que chamou bastante a atenção para o Limited:


Bestow



Esse é o novo ciclo de criaturas com bestow, cada uma com o seu drawback. São cartas que, encantadas em uma criatura sua ou sozinhas, até valem a pena dependendo da situação, mas que te possibilitam encantar criaturas do oponente  e obter vantagens do seu drawback, como usar a azul pra matar uma criatura do oponente com algum trick, a branca pra impossibilitar um bicho de atacar quando seu inimigo está focando toda a sua estratégia em encantar uma única criatura heroic para ele ficar enorme, etc, e quando a criatura do oponente morrer, você ganha sua criatura de volta. É um ciclo bem interessante que adiciona bastante skill em um formato com removals escassos, uma opção a mais para lidar com criaturas, quando bem utilizada.


Ajani


Tá bom, tá bom, vamos falar sobre o Ajani. Ou melhor, vamos trazer um outro membro do MTG Factory pra falar sobre ele, vai lá Bruno:


É, ta bom Bruno. Agora falando sério, a primeira vista ele parece bom, a segunda habilidade dele parece bem útil, mas é sempre difícil analisarmos planinautas de 5 manas. Por enquanto é difícil imaginar uma casa para ele, muitas pessoas já falaram em encaixá-lo num possível naya monsters, mas ele parece pior que xenagos (deus E planinauta) e garruk em questão de recursos. É provável que ele veja jogo pós rotação, pois é uma carta que tem sim potencial, mas por enquanto é difícil vê-lo jogando. (não chorem ): ) 


Deuses 



E, por enquanto temos 3 novos deuses revelados, Iroas, Keranos e Kruphix. O Iroas parece ser extremamente forte. Já há a especulação de decks como o RG Monsters splasharem pra ele, mas a realidade é que provavelmente começarão a surgir várias listas usando ele até que finalmente achem um lugar pra ele e eu acredito que vão achar. Ele tem bastante potencial pra ser uma das melhores cartas da edição e está em cores que possuem outras cartas muito fortes no ambiente T2 para ajudá-lo. Keranos trouxe de volta o sonho de muitos que era tentar transformar o UWR control em um deck top. Será que ele é justo o que faltava pro deck? Eu acredito que não, mas isso não vem ao caso. O fato é que ele é uma carta boa sim, tem potencial pra ver jogo, mas UR é uma combinação que por natureza costuma se concentrar mais em spells do que em permanentes na mesa, portanto ativar sua devoção vai ser bem difícil. Isso complica um pouco sua usabilidade porque sua habilidade só ativa no seu próximo turno, então é bem provável que você vá pagar 5 manas pra algo que não te dará um retorno imediato. É claro que pode acabar surgindo um monoblue devotion splashando pra ele, ou um UR devotion, mas se a gente começar a entrar em todas as possibilidades aqui, o artigo nunca terminaria. O Kruphix, pra mim, é uma grande incógnita. Todo mundo olha pra ele e pensa "OMG, REVELATION!". Claro, ele parece bem bom com revelation, em um control, poder passar com as manas abertas pra castar uma instant e, caso nada aconteça, simplesmente gerar 1 milhão de manas pra uma revelation, é um grande sonho e parece ser tudo o que o jogador quer, a questão é se o control vai querer gastar 5 manas por um encantamento que vai bombar uma revelation no futuro, não me parece ser um bom negócio, por isso ele me permanece um grande mistério. (Como a sua arte. Sério, parece que esqueceram de pintar, wtf)


Extinguish All Hope 



Por último eu queria falar sobre essa carta. O sweeper que o monoblack queria, sem dúvidas vem para fortalecer o deck. Se vai ser main deck ou sideboard, é difícil dizer, mas ela provavelmente vai ver jogo sim. 6 manas é um preço um pouco salgado, mas se livrar dos Master of Waves e Nightveil Specters dos Monoblues é algo que todo o monoblack gostaria de fazer e agora não será mais preciso gastar mais de um removal da mão para isso. Mas nem meu próprio time concorda comigo, então eu posso não ser a fonte mais confiável de todas. (:

Então é isso pessoal, esse foi um resumão do spoiler de JOU até agora, é claro que eu não falei sobre todas as cartas, mas falei sobre os pontos que mais chamaram a atenção até agora. Espero que tenham gostado e não se esqueçam, essa é só uma opinião, pode ser que esteja tudo errado e eu perca meu emprego aqui. Calma, é brincadeira, ninguém ganha dinheiro com Magic aqui. ):

Fiquem ligados, a página do MTG Factory está atualizando constantemente o seu álbum para manter todos informados sobre Journey into Nyx, então curta e acompanhe os spoilers por lá!

-Vico


3 comentários:

  1. Como o cara deixa dragão 7/7 com pro white?

    ResponderExcluir
  2. O Ajani não dá marcador pro Dragão, porque o Dragão tem proteção contra o branco.
    Bom texto!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, sabemos que o Ajani não dá marcador pro Dragão, assim como 100 de vida não é win the game e o Ajani não vai jogar vintage. A declaração foi em tom de brincadeira :)

    -Equipe MTG Factory

    ResponderExcluir